........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Observando rios - SOS Mata Atlântica!

Em 28 de março, aniversario de Embu Guaçu, durante o Mini Mutirão de Embelezamento do Aramitan, recebemos o ambientalista Cesar Pegoraro, do Projeto “Observando os Rios” que faz parte do Programa Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica para o início de uma importante parceria para monitoramento da qualidade da água do Rio Santa Rita.

Depois de uma palestra sobre o projeto Observando os Rios, Cesar entregou formalmente o Kit de Análise para o Aramitan e o grupo foi para o Rio Santa Rita, que passa a poucos metros do Aramitan e foi escolhido por ser um dos principais afluentes do Rio Embu Guaçu, que abastece a Represa de Guarapiranga. Este encontro marcou a criação do Grupo Aramitan de Observação do Rio Santa Rita que vai passar a monitorar mensalmente o rio e aferir o Índice de Qualidade da Água (IQA) com o envio de relatório para divulgação no mapa interativo do programa pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Todos os interessados são bem-vindos para se juntar ao grupo. Logo vamos divulgar a data do próximo monitoramento e esperamos contar cada vez mais com jovens de Embu Guaçu, engajados na luta pela preservação dos rios e e da mata deste município 100% Manancial.

O Aramitan está de olho no Santa Rita!

Juliana NF Lima



Para saber mais sobre o Programa Rede das Águas, o projeto Observando os Rios e a metodologia:

A Rede das Águas, é um programa de mobilização e monitoramento da qualidade da água voltado a engajar cidadãos e organizações em ações de conservação, recuperação e gestão participativa da água, por bacias hidrográficas. Para isso, desenvolve e dissemina metodologias, promove educação ambiental e reúne os projetos da Fundação SOS Mata Atlântica relacionados ao tema e à políticas públicas de água e florestas.

Para agregar outras bacias hidrográficas, esse projeto foi ampliado e passou a se chamar “Observando os Rios”. A metodologia, desenvolvida especialmente para a Fundação por Samuel Murgel Branco e Aristides Almeida Rocha, com a contribuição de muitos especialistas, se vale da percepção e de kits de análise para aferir o Indice de Qualidade da Água ( IQA) e conta com ferramentas de gestão a distância e bancos de dados que permitem que seja utilizada por grupos de monitoramento que integram a Rede das Águas, em diversos rios e mananciais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário