........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Espaço Jovem de Agosto


Este espaço jovem teve como tema A Cultura afro-brasileira. Para iniciar nossa jornada fomos ao Panelafro, evento de manifestação da cultura popular que ocorre na ultima sexta feira do mês na casa de cultura do M’BoiMirim com Samba de coco, Afoxé, ciranda, capoeira, e samba de roda.


O sábado foi um dia cheio de atividades! No período da manhã nos dividimos em pequenos grupos para realizar tarefas no Aramitan como: cuidar da horta, pintura da escada, limpeza e outros.





De tarde tivemos uma oficina de Macaratu de baque virado com a Mônica Santos integrante do grupo Arrastão do Beco, Percussionista e arte educadora com mais de trinta anos de vivência e pesquisa na cultura afro-brasileira de seus folguedos tradicionais e das religiões de matriz africana.



E, no fim da tarde, uma palestra da historiadora Priscila dias Carlos, mestre em História Social (PUC/SP). Professora da rede publica de ensino estadual e municipal, educadora social com ênfase em crianças e adolescentes em situação de rua e/ou vulnerabilidade social. Que nos falou um pouco sobre a história da África e do Negro no Brasil e pra quem ainda tinha disposição, um documentário sobre a história da cultura Afro em São Paulo. Já o domingo foi um dia mais livre. Os grupos foram divididos e alguns foram terminar o trabalho de sábado. Outro grupo escolheu fazer acrobacias no espaço e contamos com a presença de alguns integrantes da Speg Crew, grupo do município de Embu Guaçu, que nos presenteou com um quadro lindo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário