........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Dia 19 de dezembro, as cores do amanhecer


O dia foi muito especial, não sei o que aconteceu, mas parece que com cada dia que passa o pessoal em vez de ficar mais cansado trabalha cada vez mais. Todo mundo começa a compreender que a construção desse espaço depende do esforço de cada um, e que a transformação que a gente faz fisicamente aqui é um reflexo direto do mundo que sonhamos. A mudança da casa com as cores escolhidas é radical. Com cada dia que passa, da mais vontade de continuar, de deixar tudo certinho, não só as cores, mas também os detalhes, os vãos das janelas, das portas, os pisos, todas as escolhas embelezam o Aramitan. Lixar, pintar, limpar e cozinhar viraram tarefas cotidianas, o importante agora é o compromisso que a gente sente pelo espaço, mas o que aconteceu comigo foi excepcional.

Nesse dia começamos uma tarefa menor, que poderíamos considerar não necessária. Faz uns 6 anos alguém teve a linda ideia de deixar no espaço do fogão uns buraquinhos pra colocar garrafas como se fossem janelas. Após tanto tempo, Maggi e eu achamos legal acabar esse trabalho. Foi fácil, mas a gente demoro o dia inteiro pra fazer, e mais também, só hoje a tarde conseguimos acabar o reboco e a pintura branca para as garrafas ficar bem bonitas na parede. Tiramos as etiquetas das garrafas, limpamo-las, lixamos, fizemos a massa e as colocamos nos buracos.  As transparentes a gente decidiu pintar com cores, vermelho, azul, amarelo e lilás. Fizemos devagar, sem apuros, dedicando nosso tempo, dando risadas, falando besteira e também falando do fundo do coração. Quando acordei hoje, no caminho ao refeitório para nosso café de todos os dias, o sol do amanhecer atravessou as garrafas e projetou as cores direto em mim, em minhas mãos que ontem tinham colocado cada uma das garrafas e escolhido cada uma das cores junto com o Maggi. Agora tem dentro dessas garrafas, o som de nossas vozes, algum palavrão e a união que o trabalho aportou a nossa amizade, agora nem eu nem elas vamos conseguir esquecer do dia de ontem.

Guido Rosell, Aramitan (o mundo em que eu escolho viver).





















Nenhum comentário:

Postar um comentário