........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Dia 16 de Dezembro de 2013 – primeiro dia de trabalho!

Hoje foi um dia muito divertido, todos muito ansiosos para participar da preparação da tinta com a própria terra do Aramitan!

Para nós que estamos acostumados com o Aramitan em branco e cor do reboco (cinza) há anos, dá uma certa insegurança em pintar agora com terra, uma cor muito mais forte... mas achamos interessante concluir o ano de 2013 com esse mutirão com muitos jovens e cuidar um pouco da parte externa do local que tanto amamos e que tanto já transformou adultos e crianças. Além disso, não tínhamos recursos para fazer um enorme mutirão e a tinta com a terra é uma solução mais viável economicamente e mais ecológica.

Depois do café da manhã e dinâmica falamos um pouco de como seria o trabalho nesse mutirão e assim começamos a lixar as paredes e prepara-las para receber a tinta. Um outro grupo pegou terra dos fundos do Aramitan para peneira-la e deixa-la bem fina. Outros participantes cuidaram da limpeza do espaço e do nosso almoço e jantar.

A tarde, quando tudo preparado, chegou o momento: terra + cola branca + água = TINTA!!!  Misturar, misturar, misturar.... mãos, braços, cabelo... tudo sujo de tinta!   No final de tudo ainda colocamos um pouco de cal de pintura para chegar ao tom que queríamos e... PRONTO! Preparados para começar a pintar! Bom, amanhã, agora é hora de descansar, cantar, musica e jantar... a noite ainda veremos um filme francês:  “La Belle Verte”.

Estefania Momm


















Nenhum comentário:

Postar um comentário