........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Mais um dia lindo! e muito interessante!

Olá a todos!

Já se passaram 1 semana da conferência e estamos começando novamente mais um dia de muita alegria no Aramitan...
Comecamos o dia com alguns participantes preparando o cafe da amanha as 07.00 repleto de coisas boas e saudaveis para iniciar o dia.
As 07.30 da manha as pessoas se encontraram no refeitorio e assim com terminamos as 8.45. Tivemos entao uma cancao que a Camille tinha nos ensinado e uma dinamica com as meninas da Argentina.
Depois fomos ao centro cultural e la tivemos a aula do Enfrentando o Futuro com Coragem com a Patricia e a Guida. Fizemos a retrospectiva de tudo que tinha acontecido na aula anterior da semana passada. Tivemos o poema recitado pela Jo que sempre me traz muita consciencia de cada dia o que faco aqui.
Hoje aprendemos sobre estar consciente em 4 passos, na filosofia de Rudolf Steiner em que cada um deles tem relacao com os elementos da natureza e com o ser humano.



Normalmente as pessoas agem sem consciencia e nem sabe o porque daquela tal acao, mas atraves dessa maneira, consegui enxergar melhor a ideia que me transmitiu. Entao encontram-se aqui os 4 passos fundamentais para estar Consciente.


      
1- Passo
Acao - Fatos, mobilizacao, susto, envolve o reino mineral, fisico.

2- Passo

Reacao - Movimentacao, corpo respiracao, sensacao, envolve o reino vegetal.

3- Passo
Julgamento - Avaliacao, processo, causa, pensar,   ( Um dos temas mais discutidos entre todos nos )

4- Passo



Planejamento - Raciocinio, refazer, pensar na proxima vez.




  
                                                                               
Tais passos que sao complexos de se fazer na pratica e no teorico e mais facil de se entender o processo geral. Fizemos depois uma roda virado de costas e tivemos que refletir e escrever duas questoes sobre si mesmo, a alegria de algum momento que marcou a vida e a tristeza.
   Na alegria foi muito mais facil de descrever o que aconteceu e entre outros momentos mas na tristeza sempre vem algo que marca. Nesse momento, refleti sobre varias coisas e ao mesmo tempo entendi como eu poderia usar esses 4 passos nos momentos mais dificeis da vida. A aula pra mim em si foi produtiva e tive informacoes importantes que vao ser uteis. Comtemplamos no final com uma roda feita de abracos por todos e finalizamos uma manha de palestra.
    Ao meio dia tivemos um almoco no forno a lenha feitas pelas cozinheiras. A tarde, voltamos aos trabalhos no playground, na horta, na construcao da casa dos voluntarios, na sala das criancas. Cada pessoa ja sabia os respectivos lugares do trabalho e o que tinha que fazer.


    Ainda nao fechamos o dia pois estou passando o que esta acontecendo neste exato momento e amanha tera um novo dia com coisas novas aqui no Aramitan. Entao deixo esta frase que todos os dias eu carrego e compartilho com todos.

" Nao ha nada mais tragico neste mundo do que saber o que e certo e nao faze-lo. Que tal mudarmos o mundo comecando por nos mesmos? "

                                                                                                                                 Martin Luther
King



Kiko





Nenhum comentário:

Postar um comentário