........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Consciência Negra

Este evento foi muito especial, pois é mais um passo que o Aramitan está dando para atingir as pessoas e abrindo espaço para discutir temas complexos do dia-a-dia, dos quais sempre nos deparemos e nunca desenvolvemos.


O começo de tudo foi o lanche, que já deixou as pessoas muito felizes. Depois fomos ao que interessa, falar sobre a situação do negro, como ele é visto na sociedade, preconceito etc.

A professora Tamires de Biologia que dá aula em Embu Guaçu nos explicou um pouco sobre religiões negras e de que forma elas usam ervas defumadoras em seus cultos e rituais. O mais importante desta conversa para mim foi a evidencia de como a cultura negra é importante dentro do contexto histórico que vivemos hoje e de tudo isso ficou mais que claro que a luta do negro pelo seu espaço na sociedade é dever de todas as pessoas, de todas as cores.


Na segunda parte quem nos guiou foi o Ramon, e o historiador Paulo também colaborou muito com informações em todos os momentos.

Em meio a literatura, opiniões e discussões a conversa ficou cada vez mais empolgante, todos quiseram falar. Foi uma tarde muito rica em que pudemos ver a dificuldade que é o preconceito, a má influencia que é a mídia e como ela pode roubar a identidade das pessoas. Incrível como dentro de um tema conseguimos falar de tantas coisas.

Infelizmente a mudança não vem fácil, mas é preciso ver, todos somos iguais e nunca devemos deixar de lutar por aquilo que acreditamos. Amar o próximo sempre!






 -- Grace

Nenhum comentário:

Postar um comentário