........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Intercambio YIP - Relatório do Marcelo

Meu nome e Marcelo, tenho 23 anos e atualmento participo do YIP – Youth Initiative Program, na Suecia. Dentro desse programa, acontece um intercambio de um mes em alguma iniciativa ao redor do mundo, e eu escolhi o Aramitan para fazer o meu.

Foi a primeira vez na minha vida que estive no Brasil como “visitante” e trabalhar no Aramitan quase que como um “voluntario estrangeiro” fez parte do meu intercambio. Pude entender, de certa forma, porque os voluntarios que vem nessa epoca do ano do hemisferio norte se sentem tao aliviados em deixar o inverno para tras.

Chegamos, eu e Ennio, que tambem divide o quarto comigo na Suecia, no dia 22 de fevereiro. No Aramitan, tambem dividimos um quarto. A primeira semana foi mais de “aterrisagem”, com o trabalho de fato comecando na semana seguinte.

 Fizemos de tudo o que havia para ser feito: trabalhar no jardim, na pequena horta, nas tarefas diarias. Durante as manhas, eu ofereci um curso de espanhol para os interessados, que flui bastante bem e senti que resultou em algum aprendizado, tanto para mim quanto para os participantes.
Alem disso, tambem participamos de integracoes com a comunidade, atraves de festas e eventos promovidos tantos pelo Aramitan quanto por instituicoes amigas.
Agora que estamos de volta e dificil descrever em detalhes tudo o que aconteceu. Explicar em poucas palavras o que o Aramitan representa ‘e praticamente impossivel. Por isso, convido aos que estao lendo este pequeno relatorio, que visitem o Aramitan e contribuam de alguma forma para o seu crescimento. Afinal, desde o primeiro tijolo, a intencao e que o Aramitan seja construido coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário